sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Beta! A nossa revistinha!

Idealizada por um amigo querido, o @cleysinhonv do Twitter, e com a colaboração do @marcosrlopes e da @biaquario (ou seja, eu), encontra-se em trabalho de parto a revista Beta.


A Beta ia ser o seguinte: uma revistinha simples, em formato 15x10 (A4 ao meio), com apenas 8 páginas. Ela traria informações sobre opções de software livre para substituir softwares proprietários, não obrigatoriamente sobre Linux. Trocando em miúdos: ia dizer quais as opções de programas gratuitos pra substituir os caríssimos Photoshop, Corel, Pagemaker e por aí vai.

O que a Beta virou: uma revistinha simples, 15x10, que vai trazer as informações acima, mas não apenas elas. Vai haver espaço pro pessoal dos cursos da FDV publicarem artigos (pequenos), preferencialmente (mas não obrigatoriamente) sobre o uso de softwares livres em suas áreas. O mais bacana é que publicar artigos nela conta como publicação científica - e mais: publicação científica CULTURAL no Lattes! :-) Ela também vai ser disponibilizada em PDF na internet, em site ainda não definido.

Mas por que "Beta"? Porque um programa "beta", na informática, é aquele que ainda não está pronto, mas já está o suficiente para ser testado. E esas revista será editorada, munida e distribuída por estudantes - que não são profissoinais prontos, mas já podem contribuir com experiências e informações. Somos todos "betas". :-)

A logomarca é essa aí em cima, mas pode ter a cor variada de acordo com a necessidade. Veja só a primeira versão-teste da capa:


Como não tenho gosto pelo convencional, ao invés de colocar as matérias secundárias em forma de topicos, coloquei no formato nuvem de tags, que é um recurso cada vez mais comum em sites e blogs diversos; é formada apenas pelas palavras-chave dos assuntos tratados. Foi um jeito para unir o virtual e o "celulósico". ;-p

Já temos patrocinadores e colunistas interessados. Pelo visto, vai virar projeto de extensão! :-)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda em "trabalho de parto" estamos procurando pessoas que possam ajudar-nos a cuidar dessa criança para que ela possa crescer forte e saudável e que ajude muitas profissionais em um futuro próximo.

    ResponderExcluir

E aí?