quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Por favor, roubem conhecimento.

Outro dia eu estava pensando em como a sociedade está imersa em violência, em roubos, em assaltos. Pensei nisso porque estava saindo de uma livraria com quase R$100,00 em livros, e quando me dei conta disso fiquei apreensiva. Mas logo depois rascunhei uma constatação muito simples: mas quem diabos roubaria livros? Houve um tempo em que as pessoas tinham interesse em roubar conhecimento, mas não nos dias de hoje. Hoje é roubar dinheiro pra comprar droga, pra comprar cigarro, pra comprar dose de pinga. O engodo é a dificuldade em arrumar emprego.

Nossa, como fiquei chateada. Cheguei a querer que me roubassem aqueles livros, sabe... Acho que ficaria até feliz! Lógico, eu teria perdido um valor real, mas o ladrão agora teria a chance de conhecer aqueles assuntos (que eu conheceria porque eu tinha dinheiro para pagar por eles).
Por via de roubo? Sim. E continua errado do mesmo jeito. Mas ele estaria roubando informação, conhecimento. E quem sabe isso não abriria as lentes dele para uma outra vida? Algo mais digno, mais correto?

Acho muito frustrante ver como o conhecimento está ocupando um lugar terciário (nem secundário é, mais) na vida das pessoas, como a informação ficou banalizada, desvalorizada. E justo na época em que ela está mais acessível!

Não entendo essa preguiça de querer ser inteligente, de querer ter cultura. De querer ser alguém.

2 comentários:

  1. Imagina que ótimo seria? Se o roubo fosse por conhecimento. Acredito que as pessoas teriam a mesma educação, a cordialidade que tinham no tempo da minha vó. Teriam palavra e honrariam a familia.

    Infelizmente o povo não gosta de gente inteligente, gosta de gente com dinheiro. Então a falta, a inveja, e a incordialidade geral da nação, faz com que o povo pense assim. Já que eu nao consigo ter rapido aquele par de tenis que o playboy tem, eu vou roubar dele, e e vou ter o que eu quero. E nao vou precisar trabalhar pra isso.Porque trabalhar, como se diz, da muito trabalho. Não é necessariamente a falta de trabalho que faz alguem serguir para a "carreira criminosa" é a falta de bom senso, de força de vontade.

    Mas se todos roubassem conhecimento ao invez de dinheiro, tavez, nao teriamos esse problema.
    Meu sonho... Ainda bem que eu sei que tudo isso é sonho só.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Eu também acho que roubo é preguiça traduzida em ação (e bem mal traduzida). Também sinto falta da época em que as pessoas eram mais inteligentes até pra falar bobagens. E meus pais devem sentir saudade da época em que a cortesia era ainda maior - já que de lá pra cá a coisa só vem piorando.
    Beijo, Maria. Fiquemos com nossos sonhos e façamos nossa parte.

    ResponderExcluir

E aí?