segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

E o carro sabotou o retorno da praia...


Essa é a nossa mangueira de combustível. "Uai, mas fina assim?" Não, não. Essa não é a original. Essa é a mais nova, revolucionária, sensacional, mega-ultra-power-plus, maluca, estratosférica e biruta...

GAMBIARRA DO HARLEI!!!!

Aconteceu que a mangueira, que provavelmente ainda era a original do nosso Polo Classic '99, começou a vazar combustível lá em bom Jesus, ES. Mas até então não sabíamos o que estava acontecendo. "Deve ser o ar-condicionado." Desligamos o ar, e continou mascando. "Deve ser gasolina batizada." Continuou mascando. "Talvez seja a bomba de gasolina..." Continuou mascando. "Pode ser o filtro de combustível..." Ainda mascava sem parar. O carro morreu umas três vezes na estrada. Demorava a pegar e quando pegava, Harlei metia o pé. Se fosse entupimento, talvez resolvesse (e ia dar trombose em outro lugar, hehehe).


O carro veio mascando e parando (nunca cumprimentei tanto o rei!), até pararmos em Itaperuna, RJ, onde Harlei viu o defeito. Domingo, nenhum mecânico "online". e agora?

Harlei bancou o publicitário e tirou a solução do lugar mais improvável: a mangueira do esguicho de água do pára-brisas. Na foto, Rafael aponta para os conectores dos esguichos, já com a mangueira removida. Essa seção entre um esguicho e outro foi totalmente removida.




A mangueira de gasolina foi cortada e removida. Na ponta que vinha do tanque (ainda com a braçadeira), Harlei enfiou a ponta da mangueira do esguicho até ter certeza que estava razoavelmente firme. RAZOAVELMENTE, porque a fixação de peças como essa, num carro, devem ser ABSOLUTAMENTE perfeitas, com braçadeiras e tudo. Afinal, o que passa ali dentro é gasolina. Tá certo que antes passava água, mas agora... hehehe!

As mangueiras do esguicho têm dois ressaltos em cada ponta - Harlei forçou uma das pontas até conseguir firmar o primeiro ressalto dentro da mangueira de gasolina. Só se vê o segundo, nessa foto.


Aqui vemos a outra ponta, a que acessa o motor. O conector original é esta peça amarela, e ela tem um pino metálico, onde a mangueira de gasolina se encaixava. Mas não havia forma de conectar a mangueira do esguicho a esse pino metálico, porque o diâmetro dela era quase o mesmo do pino. Então, Harlei cortou um pedaço da mangueira de gasolina original (esse trecho de mangueira de borracha lisa) e o usou como "adaptador" (adaptador de gambiarra... essa foi foda...) para ligar a mangueira do esguicho ao pino que ia pro motor.

O resultado é o que você pode ver na primeira foto. Dá pra ver a ponta da mangueira que vem do tanque, a mangueira do esguicho e a ponta amarela que acessa o motor.

"Ah, e deu certo?" Certíssimo! À excessão de alguns momentos em que o motor foi um pouco mais exigido, Harlei veio regulando a pisada pra não submeter a "gamba" a uma pressão muito forte, que poderia sair arrebentando tudo de novo (lembre-se que nada ali tinha braçadeira, foi tudo no encaixe e sem ferramenta). Viemos de Itaperuna até Viçosa, 5 pessoas + bagagem, antes parando em V. Rio Branco, subindo a serra de São Geraldo na maior tranqüilidade.

Mas, gente, não tô com intenção de ensinar ninguém aqui a chubacar motor, tá? É que foi um caso muito curioso, e além do mais, pode servir pra um de vocês, em situação semelhante. ;-) Já liguei pro mecânico, e amanhã conto a reação dele quando vir a gamba.

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