sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ensaio sobre a arrogância

No meu último post, falei de uma pessoa que foi considerada arrogante, apesar de eu achar que não era bem isso. E agora há pouco, atendi uma pessoa que se acha a azeitona mais importante do vidro. Uma pesquisa rápida sobre a arrogância me levou a uma resposta de uma psicóloga sobre esse defeito que tanta gente tem.

"
O arrogante pode ser aquele que "pensa" ter o poder absoluto, pensa saber mais que todos, pensa ser o imbatível, o melhor, enfim, alguém que se acha o máximo e que jamais comete erros.

Pois bem .... sabemos que isto é uma mentira. Perfeição não existe em ninguém e em lugar nenhum... Portanto o arrogante é mais uma mentira criada pelo p´róprio homem para suportar sua impotência diante do outro, suas fraquezas e seus possíveis erros.

Lidar com este tipo de pessoa é bem complicado. Ser tolerante é fundamental, mas como tudo na vida tem limite , o arrogante corre o risco de ser exposto, de ser cobrado, de ser abordado de maneiras até mesmo agressivas.Eu mesma já presenciei uma situação assim . As pessoas "suportavam" o arrogante até que um dia a panela explodiu .... As pessoas não estão preparadas para serem tolerantes sempre. O limiar de paciência está cada vez menor.

O arrogante pode acabar tendo consciência do mal que faz as pessoas através de meios nada agradáveis para ele.
Por isso considero importante a empatia, só ela é capaz de nos dar uma visão do que somos na vida das outras pessoas e as consequências que provocamos.

A arrogância é prova maior de que nada sabemos."

Outros comentários:

"A pessoa arrogante é um ser frustrado, sem amor, sem respeito, que chama a atenção, não pela simpatia, ou encanto, ou capacidade, ela chama a atenção para si sendo desagradável."

"As pessoas de grande arrogância não possuem integridade, vacilando e mudando de opinião conforme a situação. Fazem guerra, matam, roubam, enganam e se justificam inventando um motivo nobre.
Agem com arrogância os que ensinam aos outros o que eles próprios desconhecem. Quem não sabe para si, não ponha escola".

O arrogante certamente considerará este texto, como sendo arrogância de quem o escreveu.

A arrogância não é atributo dos sábios, mas dos ignorantes.

Do Latim -> Orgulho; Soberba; Altivez; Presunção; Insolência; Audácia.

Portanto meus caros amigos, sem dúvida alguma, o arrogante é um doente."

Todos estes trechos foram ditos por psicólogos e gerentes de RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?