sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sobre diferenciais...

Há algumas semanas, meu companheiro e eu pudemos investir em alguns móveis para a sala (haja visto que os nossos estavam caindo aos pedaços). Fomos a uma loja popular para ver alguns móveis juntos, mas na ida passamos em frente a uma outra loja, com uma vitrine muito grande onde haviam vários belos móveis expostos. Sugeri darmos uma paradinha ali pra ver o que eles tinham. Percebam: já estávamos praticamente decididos a comprar na outra loja.

E lá chegando, nos apaixonamos à primeira vista por um sofá logo na entrada. Mal entramos, chegou um vendedor da loja, sorriso ponta-a-ponta, voz agradável, jovem, e com um nível de empatia fatal! Do tipo que entende a palavra inteira só de ver o pingo do 'i'. Num instante, percebeu nosso modo de ser, nosso linguajar, nossos times (creiam-me!) e se ajustou rapidinho a isso. Virou quase um amigo de infância!

Dissemos que procurávamos móveis para a sala, e ele já saiu mostrando as opções da loja - que não era popular como a outra, diga-se de passagem. Ajudou a escolher peças que combinavam entre si, mostrou sugestões de estampa de estofado, sugestões da cor das madeiras, do conforto de algumas peças... enfim: além de saber vender e cativar, sabia ajudar a encontrar soluções de decoração. E não. Ele não era gay.

Orçamento feito, mais de 40 minutos depois, imersos num mar de risadas com aquele vendedor tão diferente! Mas... "Ih... ficou meio caro isso aí, hein... a gente não pretende gastar tanto, não". Na mesma hora, ele ligou pro chefe, que autorizou um desconto. Mesmo assim o valor continuava alto pra nós, e ele tornou a ligar pro chefe. Dessa vez, o próprio veio conversar conosco. Cara novo, animado, energético, disposto a negociar. Abaixou o valor de algumas peças até ficarem abaixo do valor promocional pra pagamento à vista, e ainda deixou parcelar!

Saímos da loja com a compra feita, e ainda ganhamos o kit abaixo:


O kit era composto por essa sacola de papel grosso (cartão?), e dentro havia uma garrafa squeeze, 4 mini-balas personalizadas com a logo da empresa e o endereço e uma caneta personalizada.

Tá, Bia, mas para de enrolar, dá só o lead! Ok, vou encurtar. Aliás, vou dissecar o que houve naquela loja.

ENCANTAMENTO.

O vendedor sabia que não éramos o tipo de freguês que compra tudo do mais caro e à vista, mas queria nos vender assim mesmo. Comissão, sabe como é... Então ele sabia que ia ter que nos convencer a comprar aqueles móveis, mesmo eles não estando exatamente dentro da nossa faixa financeira. Como?

- nos fez testar o conforto de cada peça;
- nos fez apreciar a beleza delas;
- nos ofereceu café e boa conversa (aliás, o café tava ótimo!);
- ajudou a solucionar dúvidas de ordem meramente decorativa (ele não era obrigado a sacar dessas coisas, mas sacava);
- foi flexível nas negociações iniciais;
- foi rápido em acionar o chefe para continuar negociações que estavam fora do alcance dele;
- o chefe também foi flexível, e adequou o orçamento da loja ao nosso;
- nos deram dois kits como os acima;
- não nos trataram como clientes, nos trataram como GENTE. Gente com humor, necessidades e possibilidades específicas.

Compramos numa loja mais cara, e por que? Porque o atendimento foi cativante, foi ENCANTADOR. Foi uma demonstração claríssima de marketing de relacionamento; a loja queria estabelecer uma relação duradoura conosco, para conseguir que voltássemos lá no futuro para novas aquisições, para conseguir que fizéssemos uma propaganda positiva sobre eles por aí.

E digo, como proto-publicitária que sou e como cliente: eles conseguiram. Já fazemos planos de compras futuras por lá mesmo.

Um comentário:

  1. Apenas quem foi um vendedor, consegue entender perfeitamente por que essa loja é diferenciada. Os apaixonados por venda, agradecem você compartilhar essa história.

    bjux

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E aí?