segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fazendo miséria com uma câmera digital comum

Eu tenho uma câmera fotográfica digital Sony Cyber-shot de 8MP discreta, dessas de turista. ;-p E como a maioria das pessoas, eu não sabia usar os recursos que ela tem. Entretanto, depois de algumas aulas de Fotografia no meu curso de Publicidade, resolvi sair atrás das opções de configuração que ela oferece. Descobri que ela permite que eu mexa no seguinte:

- tempo de exposição (S);
- diafragma (A);
- ISO/ASA (sensibilidade do "filme");
- white balance (iluminação da cena);
- qualidade da imagem (se ela vai ter 1MB ou 8MB).
Entre outras.

Aí resolvi fazer uns testes, aproveitando que meu filhote estava brincando na piscina,
e o resultado foi esse.


Essa foi a primeira que bati com movimento relativamente rápido. O salto foi mais lento, mas mesmo assim exigia uma velocidade maior do obturador. As configurações da câmera pra essa foto foram:
A: f/2,8
S: 1/1500
Flash: não
WB: luz do dia
ISO: 80

Ok, exagerei na velocidade do obturador, eu sei. ;-p

Reparem que o congelamento do momento foi muito bom - inclusive, a água que se desprendeu do pé esquerdo dele, que acabara de sair do chão, ainda está no ar.



Essa foto eu achei interessante, porque bati no momento errado, mas pegou um momento bem legal. Ele havia acabado de pular na água, e já estava com metade do corpo imerso.
A: f/2,8
S: 1/1000
Flash: não
WB: luz do dia
ISO: 80

Vejam no detalhe:

Mesmo com a velocidade do obturador estando mais baixa (mas ainda assim, bem alta), foi possível congelar perfeitamente a bolha de água ao redor do corpo, e também os respingos, sem aquela impressão de "borrão" por causa do movimento.

Logo depois dessas fotos, tivemos que ir embora; então, não deu pra fazer mais testes. Mas ficou claro, né? Aquela "camereca" que você tem em casa, se você se acostumar com as configurações que ela disponibiliza, pode fazer fotos muito bacanas! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?